Zap

Zap - Busca e Recomendação

Contexto

Depois de atuar no time de Growth, passei para o time de Busca, assumindo um desafio central da jornada no Zap Imóveis: melhorar a experiência de busca. O autocomplete era um ponto crítico, pois retornava sugestões pouco relevantes e confundia os usuários.

Minha missão foi redesenhar essa experiência para torná-la mais clara, precisa e eficiente, ajudando as pessoas a chegarem mais rápido aos imóveis que buscavam.

Case

Adaptabilidade das Páginas de Produto


Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Brainstorming e Refinamento


Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing, responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Alinhamento e validações


Nosso processo sempre envolveu muitos alinhamentos com as equipes responsáveis pelas áreas de produto. Ao garantir que todas as partes envolvidas estivessem alinhadas desde o início, facilitávamos a comunicação e evitávamos mal-entendidos. No caso desse teste, eu ficava responsável por alinhar toda a parte de layout com o Product Designer do time dono do produto.

Desenvolvimento, Configuração e Ligar


O desenvolvimento e configuração do teste ficaram a cargo do nosso time de desenvolvimento. Os desenvolvedores implementaram as alterações no layout e configuraram o teste na plataforma de testes. Utilizávamos a plataforma VWO, com tudo Okay ligávamos os teste, permanecendo em produção durante 2 semanas (15 dias).

Resultado


Após o término do teste, iniciamos a fase de análise. As análises foram realizadas utilizando o Google Analytics (GA) pelos analistas de CRO, e também foram feitas análises de heatmaps e gravações de sessão, atividades que eu ficava responsável. Essas análises nos proporcionaram insights valiosos e ajudaram a mitigar riscos

O teste gerou bons resultados, com um aumento na taxa de conversão de PDP para carrinho, o que, por consequência, resultou em um aumento na taxa de conversão geral. A solução foi implementada de forma definitiva. A partir daí, iniciamos o mapeamento de outras categorias, como telefonia, entre outras.

Layout com atributos para telefonia. Implementados na bandeira PontoFrio.

Zap - Busca e Recomendação

Contexto

Depois de atuar no time de Growth, passei para o time de Busca, assumindo um desafio central da jornada no Zap Imóveis: melhorar a experiência de busca. O autocomplete era um ponto crítico, pois retornava sugestões pouco relevantes e confundia os usuários.

Minha missão foi redesenhar essa experiência para torná-la mais clara, precisa e eficiente, ajudando as pessoas a chegarem mais rápido aos imóveis que buscavam.

Case

Adaptabilidade das Páginas de Produto


Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Brainstorming e Refinamento


Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing, responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Alinhamento e validações


Nosso processo sempre envolveu muitos alinhamentos com as equipes responsáveis pelas áreas de produto. Ao garantir que todas as partes envolvidas estivessem alinhadas desde o início, facilitávamos a comunicação e evitávamos mal-entendidos. No caso desse teste, eu ficava responsável por alinhar toda a parte de layout com o Product Designer do time dono do produto.

Desenvolvimento, Configuração e Ligar


O desenvolvimento e configuração do teste ficaram a cargo do nosso time de desenvolvimento. Os desenvolvedores implementaram as alterações no layout e configuraram o teste na plataforma de testes. Utilizávamos a plataforma VWO, com tudo Okay ligávamos os teste, permanecendo em produção durante 2 semanas (15 dias).

Resultado


Após o término do teste, iniciamos a fase de análise. As análises foram realizadas utilizando o Google Analytics (GA) pelos analistas de CRO, e também foram feitas análises de heatmaps e gravações de sessão, atividades que eu ficava responsável. Essas análises nos proporcionaram insights valiosos e ajudaram a mitigar riscos

O teste gerou bons resultados, com um aumento na taxa de conversão de PDP para carrinho, o que, por consequência, resultou em um aumento na taxa de conversão geral. A solução foi implementada de forma definitiva. A partir daí, iniciamos o mapeamento de outras categorias, como telefonia, entre outras.

Layout com atributos para telefonia. Implementados na bandeira PontoFrio.

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Depois de atuar no time de Growth, passei para o time de Busca, assumindo um desafio central da jornada no Zap Imóveis: melhorar a experiência de busca. O autocomplete era um ponto crítico, pois retornava sugestões pouco relevantes e confundia os usuários.

Minha missão foi redesenhar essa experiência para torná-la mais clara, precisa e eficiente, ajudando as pessoas a chegarem mais rápido aos imóveis que buscavam.

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Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Brainstorming e Refinamento


Com a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento dos consumidores, nos aliamos ao time de pesquisa de marketing, responsáveis pelas pesquisas da companhia.

Nos proporcionou insights valiosos sobre as necessidades dos nossos clientes, e aqui percebemos que as páginas de produto poderiam ser significativamente melhoradas.

Alinhamento e validações


Nosso processo sempre envolveu muitos alinhamentos com as equipes responsáveis pelas áreas de produto. Ao garantir que todas as partes envolvidas estivessem alinhadas desde o início, facilitávamos a comunicação e evitávamos mal-entendidos. No caso desse teste, eu ficava responsável por alinhar toda a parte de layout com o Product Designer do time dono do produto.

Desenvolvimento, Configuração e Ligar


O desenvolvimento e configuração do teste ficaram a cargo do nosso time de desenvolvimento. Os desenvolvedores implementaram as alterações no layout e configuraram o teste na plataforma de testes. Utilizávamos a plataforma VWO, com tudo Okay ligávamos os teste, permanecendo em produção durante 2 semanas (15 dias).

Resultado


Após o término do teste, iniciamos a fase de análise. As análises foram realizadas utilizando o Google Analytics (GA) pelos analistas de CRO, e também foram feitas análises de heatmaps e gravações de sessão, atividades que eu ficava responsável. Essas análises nos proporcionaram insights valiosos e ajudaram a mitigar riscos

O teste gerou bons resultados, com um aumento na taxa de conversão de PDP para carrinho, o que, por consequência, resultou em um aumento na taxa de conversão geral. A solução foi implementada de forma definitiva. A partir daí, iniciamos o mapeamento de outras categorias, como telefonia, entre outras.

Layout com atributos para telefonia. Implementados na bandeira PontoFrio.

© 2025 Todos os direitos reservados

Designed by Leonardo Martins

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